quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Biótipos


Biótipos mistos

Na índia onde as pessoas casam dentro da sua própria tribo ou grupo normalmente os biótopos são puros, nas no ocidente onde as pessoas casam com quem querem há uma mistura dos diferente biótopos mistos onde não há a predominância de um mas normalmente de dois podendo mesmo encontrar-se os três em igual distribuição.

Vata-Pitta

São pessoas magras, como os puro vata, estão sempre em movimento, mexem-se depressa, são bastante faladores falando igualmente depressa mas no entanto são mais empreendedores. Não têm os extremos do vata, não são tão emotivos nem tão irregulares. Possuem uma melhor digestão e mais resistência ao frio. São mais tolerantes ao barulho e a desconfortos físicos. As pessoas vata-pitta combinam a grande força de vontade de Pitta com a imaginação de vata. Podem facilmente deixar-se levar pelos ideais e precisam de estabilidade. Adoram comer, têm uma grande memória e fazem discursos com grande facilidade.

 

 Vata-Kapha
 É uma constituição difícil de identificar com um questionário devido às oposições em diversas características e à indecisão de vata. Têm normalmente uma estrutura magra como vata associada a uma atitude relaxada e de calma como kapha. Vão apresentar um temperamento moderado a não ser que se encontrem sob stress. São normalmente rápidos e eficientes têm no entanto consciência da sua tendência para deixar as coisas para mais tarde (característica de kapha). São pessoas que normalmente gostam de fazer poupanças e armazenar coisas e detestam o frio. A sua digestão pode ser lenta ou irregular.

 

 Pitta-Vata

Têm uma estrutura mais mediana e com mais musculatura do que as pessoas vata-pitta. São também de movimentos rápidos, têm grandes quantidades de estamina, são normalmente peremptórios com uma intencionalidade óbvia mas com a agilidade das pessoas vata. Têm uma digestão forte e são mais regulares a nível dos intestinos do que os de constituição vata-pita ou vata. Se estiverem sob stress podem reagir com medo ou agressividade o que os pode tornar inseguros, tensos e difíceis de orientar.

 Pitta-Kapha

Têm a intensidade de Pitta num corpo forte de kapha. Têm uma maior musculatura do que os puro kapha e podem ser bastante entroncados. A sua personalidade tem a estabilidade de kapha com a força e tendência à irritabilidade e criticismo de Pitta. São normalmente bons atletas tendo grande energia e resistência. Nunca saltam uma refeição. Tem uma digestão Pitta e a resistência à doença de kapha

 Kapha-Vata

São pessoas parecidas com as de vata-kapha têm no entanto uma estrutura mais forte e são de movimentos mais lentos. Têm um temperamento regular mas são ainda mais relaxados do que os de vata-kapha e com menos entusiasmo. São normalmente atléticos com grande quantidade de estamina. Podem também ter digestões irregulares, queixarem-se do frio e sofrerem de problemas nas mucosas

 

 Kapha-Pitta

São pessoas que têm a mesma estrutura que kapha mas são mais gordas que as Pitta-kapha. Têm a face redonda assim como o corpo tem curvas arredondadas. Mexem-se mais lentamente e são mais relaxados que os Pitta-kapha. Têm uma grande energia e ainda uma maior resistência que as pessoas de Pitta ou as Pitta-kapha. Gostam de exercício mas são menos motivadas do que as pessoas Pitta-kapha. Podem ser arrogante e pouco sensível às críticas.

 Vata-Pitta-Kapha.
É o biótopo mais difícil de descrever uma vez que os três doshas se encontram em igual quantidade. As pessoas deste biótopo são as mais equilibradas com tendência a terem uma vida longa, serem saudáveis e com grande imunidade. No entanto estas pessoas são as mais difíceis de tratar quando se encontram em desequilíbrio. São muito poucas as pessoas que pertencem verdadeiramente a este biótopo. A grande maioria das pessoas que pensam pertencer a este biótopo são normalmente pessoas que pertencem a um biótopo misto duplo.

Sem comentários:

Enviar um comentário